Resultado preliminar projeto padrões de governança em enfermagem

01/02/2016 13:27

Standard/padrão proposto e respectivos indicadores: “governança de enfermagem hospitala – com quatro indicadores: autonomia do enfermeiro; liderança do enfermeiro; qualidade do cuidado de enfermagem; supervisão do trabalho da enfermagem”.

O padrão de “governança de enfermagem hospitalar” é a condição desejada que se efetive como prática de gestão de um serviço ou unidade organizativa de enfermagem de um hospital e cujos indicadores de estrutura, processo e resultados sejam avaliados a partir de critérios qualitativos e quantitativos e respectivas evidências observadas e que comprovam o alcance do padrão.

Os indicadores são os componentes que constituem o padrão, sob o qual se evidencia os atributos e as características de desempenho e respectivos resultados. Acompanham critérios ou parâmetros para medir a eficiência, eficácia e a efetividade dos sistemas ou processos gerenciais ou organizativos.

Apresenta-se a seguir o Standard /padrão: “governança de enfermagem hospitalar”:

 

Indicadores Aspectos fundamentais Estrutura, processo e resultados
Autonomia do Enfermeiro A autonomia profissional do enfermeiro é fruto do aperfeiçoamento contínuo, construção de potenciais positivos e aproveitamento de oportunidades na conquista e delimitação de espaços de avanços disciplinares e interdisciplinares. Estrutura – formação profissional qualificada; registro profissional em Conselho de Classe; domínio dos espaços de atuação da profissão; exercício com vínculo formal; prática da educação permanente;Processo – atuação profissional respeitando os espaços de direito e dever. Prática de atuação centrada no planejamento e na conquista de novos espaços com ações e metas pertinentes, relevantes e adequadas `as necessidades e realidade. Aperfeiçoamento contínuo pela educação permanente.

Resultados – atuação profissional do enfermeiro autônoma, segura e responsável. Domínio dos espaços de atuação da profissão. Integração com a equipe interdisciplinar de saúde. Reconhecimento da autonomia profissional do enfermeiro pelos usuários e profissionais da   atenção à saúde.

Liderança do Enfermeiro A liderança é inerente ao exercício profissional do enfermeiro. Pauta-se na sua comunicação dialógica com a equipe de enfermagem e de saúde. É assertivo e determinado nas ações, relações e interações. É empreendedor, visionário e promotor de políticas. Estrutura – formação profissional qualificada; comunicativo, empreendedor, visionário e promotor de políticas; forte potencial para decisão, articulação e ação.Processo – prática de liderança reconhecida pela efetiva comunicação dialógica com a equipe de enfermagem e de saúde. Atitudes positivas nas soluções dos problemas, encaminhamento das atividades e decisão rápida e precisa diante das intercorrências. Mediador de conflitos interpessoais. Domínio e atualização dos avanços científicos e tecnológicos da ciência da enfermagem. Prática empreendedora e promotora de políticas com visão ampla da realidade de saúde e compromisso social da profissão de enfermagem.

Resultados – atuação profissional do enfermeiro com forte liderança sobre a equipe de enfermagem articulada com a equipe de saúde. Trabalho da enfermagem integrado e com liderança efetiva do enfermeiro.

Qualidade do cuidado de enfermagem Ao gerenciar o cuidado de enfermagem o enfermeiro promove a efetivação da melhor qualidade do cuidado ao usuário. A relação educação e trabalho com pesquisa científica e formação de pós-graduação potencializa o avanço e prática de cuidados mais qualificados, ou seja, o domínio de boas/melhores práticas. Estrutura – formação profissional qualificada; prática da educação permanente em atualização, pesquisa e pós-graduação; domínio das competências de gestão do cuidado de enfermagem.Processo – Efetiva boas ou melhores práticas de cuidados de enfermagem de qualidade que atende os padrões de segurança e competência técnico-científica. Educação permanete na efetivação dos avanços que são necessários para garantir a qualidade do cuidado. Gestão contínua e efetiva da prática do planejamento, excecução e avaliação do cuidado de enfermagem.

Resultados – Cuidados de enfermagem de qualidade adequada e reconhecida como melhores ou boas práticas. Equipe de enfermagem competente e qualificada.

Supervisão do trabalho da enfermagem A supervisão do trabalho da enfermagem pelo enfermeiro garante a segurança e a qualidade dos cuidados realizados. Exige atitudes e relações sociais com profissionalismo e competências sócio-humanística, científica e tecnológica avançada.Valoriza a experiência e a contribuição de todas as pessoas envolvidas para o sucesso na atenção á saúde. Estrutura – formação profissional qualificada; prática da educação permanente; domínio das competências de supervisão e controle do trabalho da enfermagem.Processo – Supervisão contínua do trabalho da enfermagem garantindo a prática do cuidado de enfermagem seguro e de qualidade adequada.   Atuação do enfermeiro supervisor com profissionalismo e domínio das competências sócio-humanística, científica e tecnológica avançada

Resultados – Equipe de enfermagem centrada no trabalho e atuando sob supervisão do enfermeiro. Trabalho de enfermagem bem sucedido e reconhecido pela comunidade usuária e profissionais da atenção à saúde.

 

            Esse padrão proposto de “governança de enfermagem hospitalar” com respectivos indicadores, etapa que foi vencida neste projeto, será objeto de próximos estudos por esta Equipe de Pesquisadores do GEPADES, sempre seguindo as etapas metodológicas doDNQP: desenvolvimento de padrões de especialistas baseadas em evidências; construção de consenso envolvendo a comunidade de enfermagem; e, divulgação dos standard.

Assim, novos projetos serão elaborados para a realização de etapas sucessivas de estudos nesta temática/objeto, aprofundados e validados na prática empírica com evidências e maior grau de abrangência possível, para avançar na aferição de critérios de medida devidos.

Considerando ser emergente na enfermagem brasileira a introdução dos conhecimentos de governança em enfermagemna formação dos nossos enfermeiros nos seus conteúdos curriculares, como também, ainda não implementado em nossos hospitais a gestão na modalidade de governança, a adoção dessa prática de gestão como standard ou padrão  deverá acontecer num processo mais longo e com um investimento maior na formação dos trabalhadores de enfermagem e na filosofia e logística de gestão do cuidado de enfermagem das instituições hospitalares. Portanto, a divulgação dos standards/padrões ainda tem carater acadêmico e deve vir, na medida do possível, ser acompanhado de experiências de  implementação e de avaliação de impacto do mesmo na atenção à saúde.